Comunicação empresarial

Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais


 

Olá! Seja bem-vindo ao projeto Manual do Jornalista Digital.

Neste artigo você irá aprender, ou ampliar seus conhecimentos, sobre como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais / sites de e-commerce.

 

Essa pauta surgiu devido a perguntas que recebo, com frequência, sobre o tema: “Mattheus, eu tenho um e-commerce de relógios. Acho que não preciso de um blog, né?”.

A resposta é: TODOS os tipos de site DEVEM ter blog. Não importa o nicho ou a plataforma. Você precisa apresentar riqueza de conteúdo para atingir seus objetivos e fidelizar sua audiência! E nada melhor para isso do que um blog!

Mas vou abrir um parêntese e responder essa questão com mais profundidade após apresentar dados importantes sobre o nosso mercado de trabalho.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais
 

Jornalistas em agências digitais ou lojas virtuais é uma tendência natural do mercado

 

Vivemos um momento, de certa forma, paradoxal. Veja só:

Com o fantasma do passaralho assombrando o mercado de trabalho, só em 2015 foram 1.400 demissões na área de comunicação, segundo levantamento do Portal Comunique-se. Esse número é ainda maior se ampliarmos para a área de mídia. De acordo com apuração do Volt Data Lab foram 2.631 demissões em 2015, das quais 684 são de jornalistas.

Por outro lado, e talvez justamente por isso, já é uma tendência de mercado a migração de jornalistas de redações para agências digitais ou para empresas específicas de e-commerce. De acordo com o último censo digital realizado pela Abradi – a Associação Brasileira das Agências Digitais –, o número de funcionários no setor cresce a cada ano. E, pela minha experiência, a contratação de jornalistas é uma necessidade crescente das agências digitais.

É preciso estar preparado para esse cenário! Atualizar conhecimentos, se aprofundar em novas técnicas, ferramentas e estratégias que envolvem o universo da comunicação como um todo, não apenas no Jornalismo. Saiba mais sobre o tema no artigo Empreendedorismo digital: O perfil do novo jornalista.

Concorda? Então, voltemos ao cerne da questão! 😉
 

Por que todo site deve ter um blog?

 

Blogs podem ser utilizados como um espaço de criação de conteúdo diferenciado, complementar à comunicação institucional ou de venda de produtos e serviços.

 

Além disso, de acordo com o posicionamento de marca da empresa, pode ter maior liberdade criativa e proximidade com os internautas, bem como aproveitar ganchos de pautas que não poderiam ser utilizados de maneira tão assertiva em outros espaços de um site.

Mas, para alcançar seus objetivos, você precisa entender o comportamento do seu público-alvo, seus desejos, dúvidas e necessidades. E oferecer conteúdo que satisfaça as buscas por informação.

Onde analisar essas demandas?

 

Yahoo! Respostas

 

Apesar de ter muita besteira, por incrível que pareça o Yahoo! Respostas é um dos melhores ambientes para entender comportamento de público-alvo e aproveitar demandas de busca por conteúdo. Confira no print abaixo um exemplo de busca pela palavra-chave comprar relógio, levando em conta a pergunta que recebi e exemplifiquei no início do texto. Só essa busca já pode dar alguns insights interessantes para produção de conteúdo, como um artigo intitulado Dicas para comprar relógio online.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Yahoo! Respostas

Acessível em https://br.answers.yahoo.com/.

 

Twitter

 

O Twitter tem técnicas de pesquisas avançadas que facilitam muito a busca, como separar palavras-chave pelo termo OR. Confira no print abaixo:

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Twitter

Além disso, na seção Busca Avançada você tem acesso a várias segmentações aprofundadas. Acessível em https://twitter.com/search-advanced.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Twitter Busca Avançada
 

Fóruns

 

Debates em fóruns também são excelentes espaços para entender o comportamento do seu público-alvo. Com técnicas avançadas de busca no Google, como os Footprints, você não investe tanto tempo em pesquisa, pois as buscas serão otimizadas.

Um exemplo é a busca palavra-chave inurl:forum. Com essa busca avançada no Google, você está solicitando resultados de pesquisa que contenham a sua palavra-chave em URLs que também contenham o termo fórum em seus endereços. Confira no print abaixo este exemplo.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Footprints no Google para buscar fóruns
 
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Formulários de pesquisa

 

Caso você queira aprofundar informações ou traçar uma persona do seu público-alvo, o ideal é criar formulários de pesquisa. Eu costumo utilizar o Google Forms, que é gratuito e muito simples de utilizar. Após cadastrar as perguntas do formulário e começar a receber as primeiras respostas, você terá acesso a uma planilha no Google Drive, com os dados sendo alimentados e tabulados com as respostas em tempo real.

Recentemente divulguei os resultados de uma pesquisa que fiz para entender como o jornalista está preparado para o ambiente digital. Você pode conferir nos links a seguir a pesquisa desenvolvida no Google Formshttps://goo.gl/Ozl9Rj – e o post em formato de infográfico com os resultados: https://manualdojornalistadigital.com.br/jornalista-preparado-ambiente-digital-infografico/.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Google Forms

Acessível em https://www.google.com/forms/about/.

 

Google Trends

 

Essa é outra ferramenta poderosa do Google! Com ela você pode analisar dados essenciais para compreender o cenário de buscas por palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, como sazonalidade de intenção de buscas, picos de volume, geolocalização e consultas relacionadas. Perceba como a palavra-chave comprar relógio está em crescimento constante de intenção de buscas no Google.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Google Trends

Acessível em https://www.google.com.br/trends/?hl=pt-BR.

 

Google AdWords Keyword Planner

 

O planejador de palavras-chave do Google deve ser utilizado como uma ferramenta de integração estratégica com o Google Trends. Nela você pode analisar dados como concorrência, novas ideias de palavras-chave e lance sugerido de leilão no Google AdWords, a plataforma de anúncios do Google.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Google AdWords Keyword Planner

Acessível em http://adwords.google.com.br/keywordplanner.

 

Google Alertas

 

É uma ferramenta bem simples e útil! Ao cadastrar no Google Alertas assuntos relacionados a produtos e serviços da loja virtual para a qual você produz conteúdo, você passará a receber no seu e-mail um resumo de publicações sobre estes temas, o que pode te ajudar a ter ideias de pautas.

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Google Alertas

Acessível em https://www.google.com.br/alerts.

 

Facebook Groups

 

Grupos no Facebook também podem ser uma ótima maneira de conhecer melhor seu público-alvo!

 
Como produzir conteúdo de qualidade para lojas virtuais - Facebook Groups
 

Checklist de produção de conteúdo para lojas virtuais

 

Com o conhecimento das ferramentas e técnicas apresentadas, podemos montar um esquema de passo a passo para produção de conteúdo. 😉

 

  • Definir seu público-alvo;
  •  

  • Identificar seu comportamento, em que mídias ele está;
  •  

  • Investigar seus desejos, dúvidas e necessidades;
  •  

  • Organizar as demandas de busca por informação;
  •  

  • Produzir conteúdo otimizado, que satisfaça esses seus desejos, dúvidas e necessidades;
  •  

  • Marketing de guerrilha: divulgar esse conteúdo nos canais adequados, inclusive nas mídias que você utilizou como fonte de inspiração, como Yahoo! Respostas, fóruns e Twitter;
  •  

  • Analisar os resultados das ações: utilize ferramentas como o Google Analytics para isso. Saiba mais no artigo Google Analytics e Webmaster Tools (atual Search Console) como ferramentas de trabalho para jornalistas digitais.

 

Em um planejamento profissional de comunicação, TODO seu conteúdo deve ser pensado estrategicamente e ter um porquê de ter sido desenvolvido!

 

Reviews de produtos

 
Outra técnica com alta potencialidade de geração de negócios é desenvolver reviews de produtos. O print abaixo é de um exemplo de conteúdo que produzimos para um cliente da Agência Fizzy Marketing Digital em 2012, seguindo o checklist de produção de conteúdo para lojas virtuais, e que gera visitas diárias, e negócios, até hoje (4 anos depois)! Detalhe: os subtítulos do artigo foram baseados nas principais dúvidas dos internautas.
 
Case de review de produtos
 
Uma observação importante: você pode adaptar estas técnicas para blogs de sites com diversos objetivos, não apenas para lojas virtuais, mas também sites institucionais, de serviços etc.
 
Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos de jornalismo e comunicação digital. Tenho aplicado essas técnicas em meus projetos, e de meus clientes, com ótimos resultados!
 
Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
 
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Um abraço e até a próxima! 😀
 

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