Olá! Seja bem-vindo ao Projeto Manual do Jornalista Digital.
Este é um post mais do que especial, pois, após seis meses de captação de dados, divulgo aqui os resultados da pesquisa O Jornalista está preparado para o ambiente digital?.
O objetivo deste levantamento foi compreender se o jornalista está preparado para o ambiente digital e qual seu nível de conhecimento em técnicas de comunicação aplicadas a mídias e plataformas de conteúdo online. Para captação dos dados, desenvolvi um formulário de perguntas quantitativas e qualitativas hospedado na ferramenta Google Forms.
Vale ressaltar que este estudo não tem validade científica, pois não trabalhei com amostragens específicas concernentes à totalidade de profissionais e estudantes do Brasil e Portugal. Mas acredito que os resultados apresentados oferecem informações importantes sobre o tema da pesquisa, com uma visão global do atual cenário que envolve o Jornalismo digital.
O formato de infográfico foi o escolhido para apresentação dos resultados, pois visualmente é muito mais amigável que blocos de texto, listas ou planilhas. Além disso, simplifica a disponibilidade de um mecanismo de compartilhamento, o código embed.
Se você gostar da pesquisa, utilize os botões de compartilhamento e divulgue para seus amigos nas redes sociais!
Disponibilizamos um código embed ao fim do infográfico (semelhante ao do YouTube) caso você queira publicar o material em seu blog ou portal de notícias. Basta copiar o código da caixa embed e colar no seu editor de textos e imagens.
E caso tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato. Um abraço e até a próxima! 😀
Acesse a versão transcrita do infográfico

Pesquisa com intenção de avaliar o papel e o conhecimento do jornalista no ambiente digital
6.400 respostas de estudantes e profissionais do Brasil e Portugal
Qual seu nível de formação acadêmica?
- Estudante de graduação: 25%
- Graduado: 43%
- Estudante de pós graduação: 7%
- Pós graduado: 18%
- Mestrando: 1%
- Mestre: 2%
- Doutorando: 1%
- Doutor: 3%
Qual seu nível de colocação no mercado de trabalho?
- Desempregado: 21%
- Estagiário: 17%
- Trainee: 2%
- Profissional freelancer com CNPJ: 9%
- Profissional freelancer sem CNPJ: 7%
- Profissional com contrato CLT: 37%
- Empresário: 7%
Em que área você trabalha?
- Assessoria de Imprensa: 32%
- Rádio: 6%
- TV: 11%
- Jornal impresso: 7%
- Jornal online: 4%
- Revista: 4%
- Social media: 8%
- Website: 7%
- Marketing Digital: 21%
Situação do mercado de jornalismo
O mercado de jornalismo passa por um período complicado, com demissões em massa, violência contra jornalistas que fazem cobertura na rua, não estabelecimento de pisos salariais em diversos estados do Brasil… Como você avalia essa situação?
- Muito preocupante: 67%
- Preocupante: 29%
- Indiferente: 1%
- É passageiro: 2%
- Não penso sobre isso: 1%
Você já pensou em trocar de profissão devido à recessão?
- Sim: 36%
- Talvez: 16%
- Não: 43%
- Já troquei: 5%
Você conhece as técnicas de marketing de conteúdo?
- Trabalho com marketing de conteúdo: 14%
- Conheço mas não utilizo: 21%
- Estou estudando sobre o tema e pretendo utilizar: 44%
- Nunca ouvi falar: 21%
Caso você trabalhe com marketing de conteúdo, por favor descreva a sua rotina de atividades (mais citadas):
- Pesquisa das necessidades do público-alvo, com objetivo de gerar conteúdo personalizado e com potencial de conversão
- Planejamento, redação e métricas
-
- Otimização de conteúdo para redes sociais
Você conhece as técnicas de planejamento/conteúdo/métricas em Redes Sociais?
- Trabalho com redes sociais: 25%>
- Conheço mas não utilizo: 21%
- Estou estudando sobre o tema e pretendo utilizar: 36%
- Nunca ouvi falar: 18%
Caso você trabalhe com redes sociais, por favor descreva a sua rotina de atividades (mais citadas):
- Planejamento estratégico, criação, análise e acompanhamento de métricas
- Divulgação de artigos e notícias publicados em blogs
- Elaboração e otimização de conteúdo
- Criação e tratamento de imagens
- Facebook Ads
- Monitoramento e SAC
- Elaboração de relatórios
Mídias mais citadas:
- Facebook
- Instagram
- YouTube
- Twitter
Ferramentas mais citadas:
- Scoop
- Facebook Insights
- Google Analytics
Você conhece as técnicas de SEO (search engine optimization)?
- Trabalho com SEO: 8%
- Conheço mas não utilizo: 23%
- Estou estudando sobre o tema e pretendo utilizar: 27%
- Nunca ouvi falar: 42%
Caso você trabalhe com SEO, por favor descreva a sua rotina de atividades (mais citadas):
- Análise de volume, sazonalidade e intenção de buscas por palavras-chave
- Pesquisa das necessidades do público-alvo, com objetivo de gerar conteúdo personalizado e com potencial de conversão
- Produção de conteúdo otimizado para melhor indexação e rankeamento nos mecanismos de busca, como Google e Bing
- Planejamento, redação e métricas
- Link building
Ferramentas mais citadas:
- AdWords Keyword Planner
- Google Webmaster Tools
Você conhece a ferramenta Google Analytics?
- Trabalho com Google Analytics: 17%
- Conheço mas não utilizo: 43%
- Estou estudando sobre o tema e pretendo utilizar: 20%
- Nunca ouvi falar: 20%
Caso você trabalhe com Google Analytics, por favor descreva a sua rotina de atividades (mais citadas):
- Planejamento estratégico e replanejamento
- Análise de dados, visitas e metas de conversão
- Estudo do comportamento da audiência em sites, blogs e lojas virtuais
Você conhece técnicas de marketing digital?
- Trabalho com marketing digital: 15%>
- Conheço mas não utilizo: 31%
- Estou estudando sobre o tema e pretendo utilizar: 39%
- Nunca ouvi falar: 15%
Como você avalia seu nível de conhecimentos na área de jornalismo digital?
- Domino a área de jornalismo digital: 5%>
- Alto grau de conhecimento: 16%
- Conhecimento moderado: 70%
- Não tenho conhecimento: 9%
Como você avalia que os alunos de jornalismo estão sendo preparados nas universidades para o mercado de trabalho digital atualmente?
- Totalmente preparados: 2%>
- Preparados: 53%
- Relativamente preparados: 27%
- Despreparados: 18%
Qual a importância da atualização/estudo do jornalista nas técnicas de jornalismo digital?
- Considero fundamental a atualização: 88%>
- Considero válida a atualização: 11%
- Sou indiferente: 1%
- Considero desnecessária a atualização: 0%
- Considero que não deve ser feita a atualização: 0%
Qual a importância da atualização/estudo do jornalista nas técnicas de jornalismo digital?
- Considero fundamental a atualização: 88%
- Considero válida a atualização: 11%
- Sou indiferente: 1%
- Considero desnecessária a atualização: 0%
- Considero que não deve ser feita a atualização: 0%
Profissionais e sites mais citados como referências na área de jornalismo digital:
Mattheus Rocha
Pollyana Ferrari
Leonardo Sakamoto
Eliane Brum
Sidney Rezende
Projeto Novo Jornalismo
Catraca Livre
Agência Pública
Núcleo do site Papo de Homem
Conversion
Portal Comunique-se
Objetivos profissionais mais citados
- Especialização em marketing digital
- Trabalhar com jornalismo digital
- Melhor posicionamento no mercado de trabalho
- Abrir uma empresa própria
- Desenvolver projetos pessoais
- Ingressar no mestrado
- Monetizar blogs
Comentários do Facebook
Deixe o seu comentário
Download this infographic.