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Tenho conversado muito com jornalistas que produzem conteúdo para a web e a grande maioria deles ainda não utiliza as ferramentas Google Analytics e Google Webmaster Tools para medir os resultados de seu trabalho na internet. Por isso resolvi elaborar este post.
Neste artigo irei demonstrar como utilizá-las em benefício de uma compreensão aprofundada do desempenho de seu conteúdo publicado na internet, ou seja, de como sua audiência consome e se relaciona com as suas matérias. Entre as funcionalidades de análise destas ferramentas, podemos destacar:
- Mensuração de dados quantitativos da audiência do seu site ou blog, como número de acessos e visitantes únicos;
- Mensuração de dados qualitativos da audiência do seu site ou blog, como número de acessos por página/posts e tempo de permanência do internauta;
- Identificação de origem de visitas por canais e mídias (quais são os veículos e redes sociais que mais geram visitas ao seu site ou blog);
- Identificação de origem de visitas por geolocalização;
- Análise de performance em dispositivos móveis (tablets e smartphones);
- Identificação de como seus artigos são encontrados na busca orgânica (não paga) do Google, por intermédio de pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.
Neste artigo você irá aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre o Google Analytics e o Google Webmaster Tools. Boa leitura! 🙂
Vamos imaginar que você escreveu um artigo para um jornal impresso ou uma revista. Você saberá quantos exemplares foram vendidos. Mas quantas pessoas que compraram o veículo realmente leram sua matéria?
Na televisão e no rádio acontece algo semelhante. Pelo nível da audiência você saberá quantos aparelhos de TV ou de rádio estavam sintonizados na emissora durante o programa em que você fez uma matéria. Mas, quantas pessoas efetivamente assimilaram o conteúdo que você transmitiu? Será que elas não estavam navegando na internet com a TV ou o rádio ligados, ou conversando ao telefone, e não prestaram atenção na sua matéria?
Google Analytics
Com ferramentas de mensuração de resultados na internet, como o Google Analytics, por exemplo, é possível analisar todo o comportamento do internauta em seu site ou blog. Ou até mesmo no portal de notícias para o qual você escreve e no veículo digital de seu cliente.
Vamos conferir as principais métricas de análise do Google Analytics:
Visão geral
Na visão geral do Google Analytics, é possível verificar os dados básicos de tráfego do seu site ou blog.
Como interpretar os dados da visão geral do Google Analytics:
- Sessões: Quantidade de acessos ao site no período selecionado;
- Usuários: Quantidade de pessoas que visitaram o site;
- Visualizações de página: Quantidade de páginas visitadas;
- Páginas/sessão: Média de páginas visitadas por sessão;
- Duração média da sessão: Tempo médio de navegação dos internautas pelo site;
- Taxa de rejeição: Porcentagem de internautas que entram e saem do site sem interagir ou visitar mais de uma página;
- Porcentagem de novas sessões: Taxa percentual de internautas que acessaram o site pela primeira vez.
Visitas:
A maneira de não se confundir com os dados de sessões, usuários e visualizações é pensar da seguinte maneira: se um internauta entrou no seu site 3 vezes durante um mês e navegou em média por 3 páginas/sessão, você tem o seguinte cenário:
Sessões: 3; Usuários: 1; Visualizações de página: 9; Páginas/sessão: 3.
Desta maneira fica fácil a compreensão, não acha? 😉
O mito da taxa de rejeição
Alta taxa de rejeição nem sempre significa que o internauta rejeitou seu conteúdo. Este dado precisa sempre ser analisado em conjunto com o tempo de permanência na página em questão.
Por exemplo, se você tem uma alta taxa de rejeição em determinada página de um artigo no seu site ou blog, mas o tempo de permanência nesta mesma página é alto, isso significa que os internautas não visitaram outras páginas de seu site após esta leitura, mas seu artigo foi lido e assimilado pelos internautas. Se os votos sociais (compartilhamentos no Facebook, retweet, +1 etc.) foram altos, melhor ainda. Seu conteúdo não foi rejeitado, pelo contrário. 😉
Vamos ver um exemplo real?
A imagem abaixo representa a página de um artigo que teve 92,36% de taxa de rejeição. Mas os internautas permaneceram em média quase cinco minutos na página, ou seja, o conteúdo foi lido.
E, dos 3.615 internautas que acessaram o conteúdo, 3.450 compartilharam o post no Facebook. Ou seja, não só o conteúdo foi lido, como as pessoas gostaram da matéria. 🙂
Número de acessos por página/posts
Você reparou que o print acima foi referente aos dados de uma página específica. Para analisar as métricas de visitação e performance de determinado artigo que você escreveu, basta selecionar os campos Comportamento –> Conteúdo do site –> Todas as páginas, no índice do Google Analytics, que você terá acesso a essas informações específicas.
Para verificar os dados isolados de cada página, basta clicar na URL da página que você quer analisar.
Quais são os veículos e redes sociais que mais geram visitas ao seu site
Outra informação muito importante de ser analisada é quais são os sites que mais geram visitas ao seu site.
Dados gerais do site
Para verificar os dados macro, basta selecionar os campos Aquisição –> Todo o tráfego, no índice do Google Analytics, que você terá acesso a essas informações específicas.
Dados por páginas
Já para verificar as origens de visitas de determinada página, basta selecionar a URL do artigo que você pretende analisar, no caminho que vimos acima, Comportamento –> Conteúdo do site –> Todas as páginas, clicar em Dimensão secundária –> Aquisição –> Origem/mídia.
Identificação de origem de visitas por geolocalização
Em todo projeto de comunicação é fundamental entendermos nosso público-alvo e identificar se estamos conseguindo alcançá-lo e nos comunicar da maneira ideal com ele. Para analisar a origem de visitas por geolocalização de seu site ou blog, basta clicar em Público-alvo –> Geográfico –> Localização no índice do Google Analytics.
Para analisar os dados de estados de países específicos, basta clicar no país desejado.
Análise de performance em dispositivos móveis (tablets e smartphones)
Em muitos dos meus projetos, mais de 50% do tráfego já é proveniente de dispositivos móveis, e a tendência é que esse número cresça cada vez mais, independentemente do nicho de atuação de seu site ou blog.
É fundamental, além de você pensar em seus projetos de forma responsiva, com layout adaptável para abertura em tablets e smartphones, que você entenda como é o comportamento de navegação dos internautas que acessam seu veículo via internet mobile.
Para analisar a origem de visitas por dispositivos móveis de seu site ou blog, basta clicar em Público-alvo –> Celular –> Dispositivos no índice do Google Analytics.
Se você quiser testar como seu site ou blog abre em dispositivos móveis, recomendo o site MobileTest.me.
Dá pra fazer umas simulações super legais!
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No artigo Assessoria de Imprensa e Facebook Ads: Estratégias Integradas eu ofereço outras dicas de mensuração de resultados que enriquecem um trabalho de comunicação digital. Caso ainda não tenha lido, te convido a ler! 😉
Google Webmaster Tools
Você sabe como seu conteúdo é encontrado na internet?
Sempre é válido reforçar que todo jornalista e comunicólogo que produz conteúdo para a internet precisa entender como seu público-alvo se comporta, que mídias ele utiliza e, principalmente, se está se comunicando corretamente com sua audiência.
Como o Google é o mecanismo de busca mais acessado do Brasil, é fundamental entendermos como as pessoas pesquisam por nosso conteúdo, que palavras-chave elas utilizam para o Google oferecer os resultados relacionados ao nosso site ou blog.
A principal ferramenta para fazer esta análise é o Google Webmaster Tools. Entre inúmeras funcionalidades, ele oferece um diagnóstico de quais palavras-chave estão indexadas na busca orgânica (não paga) do Google, incluindo os seguintes dados:
- Consulta: Quais palavras-chave foram pesquisadas pelos internautas que tiveram nosso site ou blog como resultado de busca;
- Impressões: Quantas vezes nosso site ou blog apareceu como resultado de determinada busca;
- Cliques: Quantas vezes os internautas clicaram nos nossos resultados de busca;
- CTR (Click-trough rate): É a porcentagem da taxa de cliques em relação às exibições de resultados;
- Posição média: Média de posicionamento em que os resultados são exibidos aos internautas para determinada palavra-chave.
Para verificar essas informações, basta selecionar seu site ou blog no Google Webmaster Tools e clicar em Consultas de pesquisa.
Além das consultas, também é possível verificar a performance por páginas do site. Para isso, basta clicar no campo Páginas principais.
Como instalar o Google Analytics e o Google Webmaster Tools em seu site ou blog
A instalação é muito simples. Basta você criar uma conta nas ferramentas e cadastrar seu site ou blog. Após esse cadastro, você vai receber um código de acompanhamento para instalação nas páginas que você pretende monitorar, a fim de confirmar a propriedade do veículo. Após esta confirmação, os dados começam a ser contabilizados.
Google Analytics: http://www.google.com/analytics/
Google Webmaster Tools: https://www.google.com/webmasters/tools/
ATUALIZAÇÃO: O Google mudou o nome do Webmaster Tools para Search Console.
Boa análise de dados!
Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos de jornalismo e comunicação digital. Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
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Um abraço e até a próxima, comunicólogos e jornalistas digitais! 😀