Olá! Seja bem-vindo ao projeto Manual do Jornalista Digital!
Você já deve ter percebido que não é mais possível pensar em Jornalismo sem internet, certo? Mesmo quem trabalha em redação de veículo impresso, assessoria de imprensa, rádio ou TV, em algum momento irá se deparar com processos que envolvam conceitos multimídia ou multiplataforma.
Um telejornal, por exemplo, geralmente tem site, página no Facebook, publica vídeos no YouTube… programas de rádio já utilizam o Periscope como complemento estratégico… e cada uma dessas mídias exige uma linguagem diferente, apropriada para suas funcionalidades, objetivos e, principalmente, comportamento do público.
Ou seja, é evidente o fato de que o Jornalismo está passando por um processo contínuo de transformação e evolução tecnológica. E isso nos leva a pensar e a trabalhar por uma reconstrução, e até mesmo, por uma reinvenção da profissão e do perfil de quem atua na área.
A consequência disso é a formação de profissionais cada vez mais técnicos e a transição de referências tradicionais do Jornalismo – da produção de notícias à estrutura dos modelos de negócio – para a amplitude do universo que cerca a comunicação digital e oferece inúmeras possibilidades estratégicas, inimagináveis há alguns anos.
Por isso tenho abordado esse tipo de conteúdo aqui no projeto Manual do Jornalista Digital. No post anterior apresentei o Google News Lab, ambiente de aprendizado e desenvolvimento para jornalistas que querem iniciar ou se aperfeiçoar na produção de conteúdo otimizado para a internet.
E neste artigo irei apresentar as principais funcionalidades do Signal, plataforma de curadoria de conteúdo para jornalistas lançada pelo Facebook. Boa leitura! 🙂
O que é o Facebook Signal
No anúncio de lançamento do Signal, Andy Mitchell, diretor de parcerias de mídia do Facebook, diz que sua principal motivação foi atender uma demanda de jornalistas que demonstravam interesse em alguma ferramenta para identificar tendências, fotos e vídeos relevantes no Facebook e no Instagram, que pudessem ser utilizados em suas matérias ou relatórios.
A partir da identificação desta necessidade, o Facebook lançou o Signal, uma plataforma de curadoria de conteúdo para jornalistas que precisam reunir fontes e incorporar conteúdos interessantes do Facebook e do Instagram, por intermédio de notícias e categorias temáticas, como cultura, entretenimento, esportes, entre outros.
Funcionalidades
A seguir, vamos ver cada uma das ferramentas da plataforma, divididas por:
- Tendências
- Conversas
- Curadoria de Conteúdo
- Incorporação Embed
Tendências
Jornalistas interessados em saber quais assuntos estão entre os mais comentados no Facebook podem realizar ações de monitoramento pela ferramenta Trending. A funcionalidade de pesquisa facilita a navegabilidade por conteúdos relacionados a determinadas histórias ou tópicos que estão sendo buscados.
Quem dirige as conversas
Como complemento ao Trending, esta ferramenta permite que jornalistas acessem listas de figuras públicas classificadas por quantidade de menções no Facebook, incluindo conversas em tempo real. É possível utilizar filtros por segmentos como políticos, atores, músicos, esportes, entre outros.
Pesquisa no Instagram para conteúdo visual
Utilizando filtro de geolocalização e, a partir da funcionalidade de pesquisa temática, jornalistas podem pesquisar por conteúdo visual no Instagram relacionado a cargos públicos ou hashtags específicas.
Curadoria de Conteúdo
Cada imagem ou vídeo no Instagram, assim como cada métrica e dados encontrados no Facebook, podem ser salvos e organizados em coleções personalizadas para posterior consulta.
Incorporação Embed
Você, provavelmente, já utilizou o embed do YouTube para incorporar vídeos em seus artigos em blogs ou sites e disponibilizar o player, estou certo? Caso ainda não tenha utilizado esse recurso, é muito simples. Basta clicar nas seções Compartilhar e Incorporar, copiar o código gerado e colar no seu editor de conteúdo, como demonstrado na imagem abaixo:
O resultado é o seguinte (clique no play para conferir):
Com a ferramenta Incorporação Embed, esse recurso também está disponível no Facebook e Instagram. Basta selecionar e copiar o código do campo de incorporação e colar em seu editor de conteúdo.
Como utilizar o Facebook Signal
A plataforma é gratuita e exclusiva para jornalistas, mas por enquanto está disponível apenas para profissionais com perfis no Facebook configurados no idioma inglês. É preciso preencher um formulário de solicitação, no seguinte link: Facebook Signal
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Facebook Mentions
O Facebook Signal está sendo visto como um complemento ao Facebook Mentions, ferramenta lançada recentemente (disponível apenas para perfis verificados), que aproxima figuras públicas de sua audiência, a partir das seguintes funcionalidades:
Live
Com o Live, é possível fazer uma transmissão ao vivo e se conectar em tempo real com seu público. Para você, ou seu cliente, utilizar da melhor maneira o recurso, é importante seguir práticas como:
- Informar com antecedência à sua audiência quando você irá fazer uma transmissão ao vivo;
- Criar uma descrição convincente, que chame a atenção do seu público e deixe claro sobre que tema será abordado durante a transmissão;
- Fazer a transmissão em um local com boa conexão Wi-Fi, ou, no mínimo, 4G;
- Reserve um tempo que torne maior a probabilidade de seu público encontrar você ao vivo, pelo menos uma hora por transmissão, pois dessa maneira, na medida em que seus fãs forem compartilhando o vídeo, e ampliando a audiência da transmissão, você ainda esteja online.
- Seja criativo, experimente formatos de transmissão diferentes, em locais interessantes, como bastidores de programas, coberturas de eventos, entre outros.
Trending Topics
Já conhecemos esse termo do Twitter, certo? 😛 No Facebook Mentions, agora também é possível verificar o que as pessoas estão comentando sobre você, ou seu cliente, assim como visualizar os tópicos que mais estão bombando no Facebook.
Segmentação por público-alvo
O Facebook Mentions permite que você filtre seus posts para públicos de interesse. Por exemplo, caso você queira fazer alguma publicação apenas para seus seguidores receberem em seus feed de notícias.
Você ou seu cliente têm uma conta verificada? Baixe o Facebook Mentions e experimente!
Para baixar o app, utilize o seguinte link: Facebook Mentions para iOS
Infelizmente, ainda não há versão para Android, apenas para iOS. 🙁
ATUALIZAÇÃO: O Facebook lançou versão para Android, que pode ser baixada no seguinte link: Facebook Mentions para Android
Google + Facebook = S2 por Jornalistas
Assim como o Google lançou uma plataforma de ferramentas para jornalistas, o News Lab, agora é a vez do Facebook também contribuir com nossa comunidade profissional, ao lançar a plataforma apresentada neste post. Como não amar?
Minha resposta, definitivamente, é não! Pois com o Google tornamos nosso conteúdo encontrável pelo público-alvo que pesquisa por palavras-chave relacionadas às nossas publicações. Já com o Facebook e suas possibilidades de segmentação, levamos nosso conteúdo ao público-alvo interessado em consumi-lo.
Além disso, são os sites mais acessados do Brasil! Ou seja, são mídias indispensáveis para qualquer estratégia que envolve projetos em comunicação digital, não apenas Jornalismo.
E aí, curtiu a iniciativa do Facebook? Espero que a plataforma seja útil para incrementar a sua metodologia de produção jornalística para a internet!
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E caso tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato. Um abraço e até a próxima! 😀
Imagens: Facebook (divulgação)