Ferramentas e Tecnologia

Semrush para jornalistas: conheça suas principais funcionalidades


Olá! Seja bem-vindo ao projeto Manual do Jornalista Digital!

Você já pensou em alguma estratégia para impulsionar o desempenho do seu conteúdo como jornalista digital? Essa estratégia deve ir além de simplesmente expandir o alcance dos seus textos e notícias; ela também deve ser o caminho para elevar a qualidade e o impacto do seu trabalho no universo do Jornalismo Digital, possibilitando maior reconhecimento e a oportunidade de se tornar uma referência na área.

Mas não se preocupe, isso não precisa ser complicado! Não quando temos o Marketing Digital para nos ajudar. Ao contrário do que muitos pensam, o Marketing não se resume apenas a apresentar e vender produtos; através de análises, ele também atua como um calibrador de qualidade no que se refere à produção de conteúdo. Portanto, fazer Marketing para o Jornalismo, utilizando as ferramentas certas, que te ajudarão nesse processo, com certeza fará você decolar muito mais rápido.

Por isso, neste conteúdo, vou apresentar uma plataforma de Marketing Digital superintuitiva: a Semrush. Essa incrível solução ajudará muito e certamente levará o seu site a um novo patamar em todos os aspectos que realmente importam. Afinal, ela oferece recursos de alta tecnologia, como o aumento da visibilidade local, análise de segmento para seguir as principais tendências, performance e muito mais. Ou seja, tudo o que um bom comunicador precisa!

Se você é jornalista e ainda não conhece a Semrush, já ouviu falar ou está usando e deseja aprimorar seus conhecimentos, este conteúdo foi feito especialmente para você! Neste artigo, vou mostrar as principais funções da Semrush, especialmente para jornalistas, e como elas podem ajudá-lo a criar conteúdos de alta qualidade, otimizar o seu site para os motores de busca, gerenciar as suas redes sociais e muito mais. Ficou curioso? Então continue lendo! 

Logo da SemRush e ilustração de foguete sobre um círculo laranja, com o seguinte texto ao lado: Uma ferramenta essencial para jornalistas.

Índice

  1. Como o jornalismo independente se reinventa com o marketing digital
  2. Conhecendo a Semrush 
  3. Pesquisa de palavras-chave
  4. SEO On-page
  5. SEO Local
  6. Medir ROI de investimento
  7. Construção de links
  8. Análise e estratégia de conteúdo
  9. Criação e distribuição de conteúdo
  10. Gestão de Redes Sociais
  11. APP Center da Semrush 
  12. Conclusão 

Como o jornalismo independente se reinventa com o marketing digital

Espere um pouquinho! Antes de eu começar a falar sobre a Semrush, é importante compreender como o Jornalismo evoluiu, especialmente com o boom das redes sociais. Antigamente, o trabalho do jornalista era mais restrito às redações de veículos tradicionais, como TV, rádio e jornais impressos, por exemplo. No entanto, as mídias digitais abriram um leque de oportunidades na área.

Ser jornalista após os anos 2000, ou mais ainda, após 2020, acelerado pela pandemia da Covid-19, significa estar imerso em fenômenos que ampliaram consideravelmente as possibilidades, tais como:

  • Aumento do consumo de notícias on-line;
  • Diversificação de formatos e abordagens;
  • Expansão das redes sociais;
  • O crescimento do jornalismo independente.
Hoje, cada vez mais jornalistas utilizam as redes sociais para criar seu próprio espaço e compartilhar suas histórias e reportagens diretamente com seu público, sem depender necessariamente de uma redação tradicional. E, claro, possibilitando um reconhecimento muito maior do profissional, além de, a longo prazo, uma remuneração considerável!

É aí que utilizar estratégias eficazes de Marketing Digital para jornalistas e ferramentas que potencializam a prática dessas estratégias, como a Semrush, está se tornando cada dia mais essencial!

Conhecendo a Semrush 

A Semrush tem uma trajetória que deixou uma marca significativa no universo do marketing digital. Lançada em 2008 por um grupo de especialistas em SEO e TI, a plataforma foi concebida com a missão fundamental de fornecer insights valiosos para profissionais de marketing.

Ao longo dos anos, a Semrush passou por evoluções constantes, adaptando-se às mudanças dinâmicas no cenário digital e expandindo suas funcionalidades para atender às crescentes demandas do mercado, oferecendo ferramentas essenciais para diversos profissionais do universo on-line, assim como jornalistas.

Com a Semrush, você terá acesso a mais de 55 soluções para SEO, conteúdo, publicidade e muito mais. Além de poder descobrir as melhores palavras-chave, os temas mais relevantes, os backlinks mais eficientes e as estratégias mais vencedoras para alcançar seus objetivos e se destacar no cenário do Jornalismo Digital.

Além disso, com a Semrush, você poderá se conectar com outros profissionais de Marketing e Jornalismo, trocar conhecimentos, experiências e encontrar inspiração em artigos, cursos, webinars, podcasts e eventos. Em resumo, a Semrush é o conjunto de ferramentas ideal para você aprender, crescer e se destacar como jornalista na web usando os principais recursos do marketing digital.

Mas, agora, vamos ao que interessa, conhecer sobre cada uma de suas funções e como elas poderão melhorar seu trabalho como jornalista digital! 

Pesquisa de Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é um dos pilares de uma estratégia de SEO eficaz, e no Jornalismo Digital não é diferente. Primeiramente, é importante ter em mente que ‘palavra-chave’ é um termo buscado por pessoas, ou seja, em geral é o tema central de uma notícia. Por exemplo: ‘economia no Brasil’ ou ‘economia no Brasil hoje’. 

Como podemos ver no site da Semrush, a partir da ferramenta Keyword Magic Tool, é possível analisar até 100 palavras-chave e identificar a relevância de cada uma, além de compará-las entre si. No entanto, ainda que seja possível usar essa função gratuitamente, é importante destacar que, para realizar análises em lote, é necessário ter um plano pago. 

Outra incrível vantagem desta ferramenta é também apresentar palavras-chave variáveis, como exemplificado abaixo:

Mais um recurso muito importante para jornalistas é a função de definir a localidade de forma detalhada, podendo filtrar palavras-chave por estados, municípios e cidades. 

Mas, se liga: Não basta usar repetidas vezes as palavras-chave no seu conteúdo; você precisa utilizá-las de forma relevante e natural. Isso garantirá que o seu site seja encontrado e valorizado pelos algoritmos dos buscadores e, claro, primeiramente, pelo público! 

Dica: Incorpore as palavras-chave no título, na meta descrição, nos subtítulos e nas imagens do seu conteúdo para otimizar o seu SEO on-page.

Então, agora você já sabe! O Keyword Magic Tool da Semrush, semelhante ao Google Trends, fornece informações abrangentes, como volume de busca, dificuldade e intenção por trás de cada termo. Mas, ele é mais completo ainda do que o Trends, pois permite a comparação com palavras-chave dos concorrentes, de cauda longa e perguntas frequentes do público. Essa abordagem contribui para criar um conteúdo mais rico e completo, atraindo tráfego qualificado, ou seja, leitores verdadeiramente interessados.

SEO On-page

O SEO on-page compreende um conjunto de técnicas que têm como objetivo aprimorar a qualidade e relevância das páginas de um site tanto para os mecanismos de busca, quanto para os usuários. Se a Semrush tivesse que ser definida em uma principal função, com certeza seria essa! 

Esse conjunto de práticas inclui a otimização de elementos como títulos, meta descrições, uso de palavras-chave, velocidade da página, entre outros, todos essenciais para influenciar o ranqueamento e a experiência do usuário.

Ou seja, com a Semrush, é como ter um robô analisando o seu próprio site e pontuando sobre qualquer instabilidade, velocidade da página, usabilidade móvel, acessibilidade, verificação da qualidade dos títulos, meta descrições, URLs e conteúdos, assegurando que estejam bem redigidos e alinhados com suas palavras-chave. 

Observe esta verificação teste que fizemos do Manual do Jornalista Digital:

Além de tudo, a funcionalidade também permite comparar o seu site com sites semelhantes, ou concorrentes, gerar ideias de indexação de links internos, melhorar meta descrições, enriquecer conteúdos etc. 

A ferramenta de SEO On-page da Semrush é intuitiva e essencial para aprimorar a qualidade e relevância do seu site para os mecanismos de busca e usuários.

SEO Local

O SEO local torna-se crucial para jornalistas digitais, otimizando a presença on-line quando usuários buscam notícias, reportagens e informações específicas em determinada área geográfica. Imagine, por exemplo, um jornalista digital que cobre eventos locais em São Paulo. É fundamental que seu conteúdo seja facilmente encontrado quando alguém pesquisa por “notícias locais em São Paulo” no Google.

Para os jornalistas digitais que atuam em uma região específica, o SEO local se torna um aliado estratégico. Não é apenas sobre ganhar visibilidade nas buscas, mas sim direcionar um tráfego mais relevante para o conteúdo. Segundo dados do Google, quase metade das pesquisas (46%) tem um foco local, e é interessante notar que a maioria esmagadora dos consumidores que realizam pesquisas locais em dispositivos móveis interagem com fontes de notícias locais em até 24 horas. 

Manter essa conexão direta com a audiência local é essencial!

Resumindo, quais são as razões pelas quais os jornalistas digitais devem adotar o SEO local? Aqui estão as três principais:

1. Maior alcance local: O SEO local permite que jornalistas digitais alcancem uma audiência localizada interessada em notícias específicas da região em que atuam.

2. Relevância e engajamento: Ao otimizar o conteúdo para pesquisas locais, jornalistas digitais podem proporcionar informações mais relevantes e envolventes para a comunidade local, aumentando o engajamento.

3. Credibilidade e reconhecimento: Estar bem posicionado nos resultados de pesquisa locais contribui para a credibilidade do jornalista digital, aumentando o reconhecimento na comunidade.

Semrush em ação!

Para facilitar a implementação eficaz do SEO local, jornalistas digitais podem contar com o SEO Local da Semrush. Essa ferramenta oferece ótimas funcionalidades, como a gestão do Google Meu Negócio, distribuição consistente de dados em diretórios on-line, como Google, Waze, Siri, Bing, entre outros, e a principal para jornalistas: o monitoramento do desempenho nos rankings locais. 

Mas o que isso quer dizer? Simples! Ele pode ajudar a rastrear o desempenho do seu site em mapas de pesquisa de locais. Nesse contexto, é importante destacar que o Google Notícias, por exemplo, utiliza mapas de notícia, permitindo ao buscador encontrar as notícias específicas de sua cidade ou bairro. Então, se o seu site jornalístico está com bom desempenho nos rankings locais, ‘pá pum’! Suas notícias podem chegar muito mais rápido a quem procura.

Medir ROI de investimento

Posso afirmar: ROI não é só uma sigla. É uma bússola. É o indicador prático que guia suas decisões e contribui para o aprimoramento constante das suas estratégias e investimentos. 

O ROI, ou Retorno sobre o Investimento, transcende a mera contabilidade. Para jornalistas digitais, é uma ferramenta crucial no direcionamento estratégico de recursos. Seja na cobertura de notícias, exploração de novas tecnologias, como o próprio investimento na Semrush, ou investimentos com anúncios, o ROI guia escolhas, apontando para onde alocar recursos de maneira eficiente.

A importância do ROI reside na validação dos esforços. Em um mundo onde “achismos” não têm espaço, o ROI atua como um validador, indicando se os investimentos estão gerando ganhos positivos. Ninguém deseja investir em algo que não traga retorno. Além disso, o ROI oferece insights valiosos para melhorias contínuas, respondendo questões cruciais sobre o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Nesse contexto, o cálculo do ROI de SEO, embora simples, é crucial para avaliar o retorno sobre o investimento de todas as atividades de otimização.

A Semrush, ao oferecer ferramentas para monitorar o desempenho, analisar concorrentes e encontrar oportunidades de otimização, como a AdClarity – Inteligência Artificial Publicitária, revela-se como um aliado indispensável para jornalistas digitais que buscam não apenas visibilidade, mas também resultados financeiros positivos. 

Conhecer o ROI do SEO não apenas valida os esforços empreendidos, mas também fortalece a posição do jornalista digital ao comprovar o sucesso de suas estratégias. 

A construção de links é a prática de obter links de outros sites para o seu, com o objetivo de aumentar sua popularidade e a autoridade nos motores de busca. Os links são como votos de confiança que indicam que o seu conteúdo é relevante e de qualidade para o seu nicho. Quanto mais links de qualidade você tiver, melhor será o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Os backlinks podem trazer diversos benefícios para o ranqueamento do seu site, como:

  • Aprimorar o tráfego orgânico, visto que backlinks têm o potencial de atrair visitantes de outros sites de notícias interessados no seu conteúdo;
  • Aumentar a relevância do seu site, uma vez que backlinks contribuem para a definição do seu nicho e público-alvo;
  • Diversificar as fontes de tráfego, já que backlinks podem resultar em visitas provenientes de distintos canais e plataformas.

No entanto, conseguir backlinks de qualidade pode ser um desafio. É preciso ter uma estratégia bem planejada e ética de link building para obter backlinks de sites confiáveis e relacionados ao seu tema. Alguns fatores que podem influenciar na qualidade dos backlinks são:

  • A autoridade do domínio, que mede o nível de confiança e influência de um site na internet;
  • A relevância do tópico, que indica o grau de afinidade entre o conteúdo do seu site e o do site que o menciona;
  • O tipo de link, que pode ser dofollow ou nofollow, sendo que o primeiro passa mais valor para o seu site do que o segundo;
  • A âncora do link, que é o texto que contém o link e que deve ser descritivo e relevante para o seu conteúdo.

Para conseguir backlinks de qualidade, é preciso criar conteúdos de alta qualidade, que sejam originais, informativos, úteis e interessantes para o seu público. Além disso, é preciso buscar parcerias com outros sites jornalísticos, que tenham uma boa reputação e uma audiência semelhante à sua. Você pode fazer isso por meio de guest posts, entrevistas, citações, referências etc.

Onde entra a Semrush nisso? 

Simples! Por intermédio dela você pode:

  • Analisar o perfil de links do seu site e dos seus concorrentes, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças;
  • Encontrar e conquistar oportunidades exclusivas de backlinks, usando filtros como autoridade de domínio, relevância de tópico, tipo de link etc.;
  • Monitorar e gerenciar os seus backlinks, verificando se eles estão ativos, se têm atributos de dofollow ou nofollow, se têm âncoras adequadas etc.;
  • Avaliar o impacto dos seus backlinks no seu desempenho de SEO, usando métricas como tráfego de referência, classificação de palavras-chave, autoridade de página etc.

Ou seja, a Semrush é uma ferramenta indispensável, tanto para encontrar quanto para acompanhar os resultados de backlinks conquistados, buscando sempre elevar seu portal de Jornalismo a um novo patamar de qualidade e autoridade.

Análise e estratégia de conteúdo

Falando em conteúdo, esse ponto é muito importante! Em um site jornalístico, criar e distribuir conteúdos de valor para o seu público-alvo, com o objetivo de atrair, engajar e se tornar referência, é o objetivo principal. O conteúdo pode ser de diversos formatos, como artigos, vídeos, podcasts etc. Mas, acima de tudo, ele deve ser relevante, útil e interessante para o seu público, e estar alinhado com os objetivos da sua página.

Mas como criar uma estratégia de conteúdo poderosa e eficaz? Como saber quais são os tópicos mais procurados pelo seu público, e como otimizar o seu conteúdo para os motores de busca e para os usuários? Uma das melhores formas é também usar a Semrush!

 Com a análise da Semrush, você pode:

  • Identificar os tópicos mais relevantes para o seu público, usando a pesquisa de tópicos, que gera ideias de conteúdo baseadas nas suas palavras-chave alvo, na intenção do usuário e na análise competitiva.
  • Otimizar o seu conteúdo para SEO, usando o assistente de SEO de conteúdo que fornece recomendações para melhorar a sua legibilidade, o uso de palavras-chave, o seu tom de voz e outros aspectos.
  • Monitorar o seu desempenho, usando o rastreador de postagens, que mede o impacto do seu conteúdo nas redes sociais, no tráfego e nas conversões, e a auditoria de conteúdo, que analisa a qualidade e a eficiência do seu conteúdo no seu site.

A ferramenta de análise de conteúdo da Semrush é muito completa e fácil de usar. Você só precisa criar um projeto para o seu site, adicionar as suas palavras-chave foco e deixar que a Semrush faça o resto. Em poucos minutos, você terá acesso a um relatório completo com os dados e as recomendações para otimizar a sua estratégia de conteúdo. 

Você pode exportar esse relatório para o seu computador ou para o seu projeto na Semrush, e usá-lo para planejar e executar as suas ações de marketing de conteúdo.

Criação e Distribuição de Conteúdo

Para auxiliar na produção dos conteúdos, apresento a ContentShake AI, uma poderosa extensão da Semrush destinada a profissionais de marketing digital e também a jornalistas digitais, promovendo aprimoramento no processo de criação e otimização de conteúdo por meio da inteligência artificial.

Semelhante ao ChatGPT, mas totalmente integrada à Semrush, a ContentShake AI oferece suporte para:

Geração de Ideias de Conteúdo:

  • Propõe tópicos com base em perguntas reais do público.
  • Analisa o desempenho de outros sites do mesmo nicho.
  • Auxilia na seleção de ideias mais eficazes em termos de tráfego e competição.

Redação de Conteúdo:

  • Facilita a escolha de palavras-chave e esboços para artigos.
  • Sugere maneiras de criar manchetes e introduções envolventes.
  • Enriquece o conteúdo com dados, estatísticas e imagens relevantes.
  • Utiliza tecnologia avançada de IA para acelerar o processo de redação.

Otimização de Conteúdo:

  • Oferece uma pontuação baseada na otimização da copy.
  • Permite reescrever trechos que necessitem de melhoria com apenas um clique.
  • Contribui para tornar a copy mais envolvente, atendendo às expectativas de usuários e mecanismos de busca.

Colaboração e Gerenciamento de Conteúdo:

  • Facilita o envio de artigos para o Google Docs e compartilhamento com colaboradores.
  • Possibilita a publicação direta no WordPress sem sair da ferramenta.
  • Oferece uma visão consolidada de todos os artigos, permitindo o acompanhamento do progresso em um único lugar.

Criação de Conteúdo para Mídias Sociais:

  • Gera instantaneamente postagens sociais para promover o conteúdo gerado.
  • Adaptável para plataformas como Facebook, LinkedIn, X e Instagram.
  • Permite a personalização do tom de voz e tipo de postagem social.

Logo, essa extensão, apesar de necessitar de um plano adicional, se destaca na Semrush pela sua capacidade de aliar a inteligência artificial a insights práticos de concorrentes reais, proporcionando uma abordagem abrangente para aumentar o tráfego orgânico e a eficácia do conteúdo, sem a necessidade de habilidades especializadas.

Gestão de Redes Sociais

As redes sociais são canais essenciais para o Jornalismo Digital, pois permitem que você se comunique diretamente com o seu público-alvo, divulgue notícias, crie relacionamentos e gere tráfego para o seu site. Mas gerenciar as redes sociais não é uma tarefa fácil, pois exige planejamento, organização, criatividade e monitoramento.

Aí entra a sua parceira Semrush para te ajudar de novo! 

 Com a Semrush, você pode:

  • Analisar o desempenho das suas postagens, usando o analisador de redes sociais, que mostra as métricas de alcance, impressões, cliques, interações e conversões das suas postagens nas principais redes sociais, como Facebook, X, Instagram e LinkedIn.
  • Agendar postagens futuras, usando o gerenciador de redes sociais, que permite criar e programar postagens para as suas redes sociais, além de disponibilizar um calendário de postagens para que seja possível fazer alterações sempre que quiser.
  • Interagir com o seu público, usando o gerenciador de redes sociais, que permite responder aos comentários e às mensagens dos seus seguidores, e gerenciar as suas menções diretamente por um único lugar.

Certamente, já deu para perceber o quanto a Semrush é completa e pode otimizar significativamente o seu tempo como jornalista digital. Isso possibilita que você tenha mais liberdade para conduzir pesquisas, entrevistas, entre outras atividades.

APP Center da Semrush 

Além das principais ferramentas dentro da Semrush, ela também oferece uma variedade de funcionalidades adicionais, assim como a ContentShack AI, que podem ser adicionadas para potencializar ainda mais suas funcionalidades. 

Algumas dessas funcionalidades incluem:

  • AdClarity – Advertising Intelligence: uma AI que revela as estratégias de publicidade digital dos seus concorrentes, mostrando os seus anúncios, o seu investimento e as suas impressões. Com ela, você pode descobrir quais são os canais, os formatos, os públicos e as mensagens mais eficazes para o seu mercado, e usar essas informações para criar as suas próprias campanhas de publicidade.
  • Brand Monitoring: uma ferramenta que monitora as menções e os backlinks do seu site na web, mostrando a sua reputação, a sua autoridade e o seu engajamento. Com ela, você pode acompanhar o que as pessoas estão falando sobre o seu site, o seu conteúdo e o seu nicho, e aproveitar as oportunidades de relacionamento, de divulgação e de link building.
  • EyeOn: um app que monitora os seus rivais 24/7, mostrando as suas atividades, as suas mudanças e as suas tendências. Com ele, você pode ficar por dentro do que os seus concorrentes estão fazendo, como eles estão se posicionando, quais são os seus pontos fortes e fracos, e como você pode se diferenciar e se destacar.

Esses são apenas alguns dos apps da Semrush que podem potencializar as funcionalidades para os jornalistas digitais de acordo com as necessidades e os objetivos de cada um. As ferramentas podem ajudar a criar, distribuir e otimizar o conteúdo, a analisar de forma automatizada a concorrência e o mercado, e a gerenciar e monitorar as campanhas de Marketing Digital. 

Com o avanço cada vez mais maior das inteligências artificiais, provavelmente novas ferramentas serão implantadas em breve na Semrush, então, vale muito a pena ficar de olho e se manter atualizado sobre os principais lançamentos . 

Conclusão 

E é isso aí, jornalista digital! Curtiu conhecer a Semrush? Essa plataforma é simplesmente incrível, né? Ela pode turbinar demais o seu Marketing Digital na área do Jornalismo. Com a Semrush, você planeja, executa e monitora estratégias de marketing de conteúdo poderosas, capazes de atrair, engajar e converter o seu público-alvo.

Ao usar a Semrush, você identifica os tópicos mais quentes para o seu público, otimiza o seu conteúdo para SEO e fica de olho no desempenho, tudo de maneira rápida e fácil, com apenas alguns cliques.

Por enquanto, é isso! Espero que tenha curtido o artigo. Se gostou, compartilhe nas redes sociais com os seus colegas jornalistas! 

E aí, já conhecia a Semrush e suas funcionalidades? Conta aí nos comentários! Quero saber sua opinião e, se você já usa essa ferramenta no dia a dia de trabalho, seu relato será super bem-vindo. Deixe sua mensagem aqui embaixo, se inscreva na newsletter e bora trocar uma ideia!

Ah, se quiser saber mais sobre as inteligências artificiais da Semrush, tipo a AdClarity ou a Social Content Generator (uma máquina de criar conteúdo para redes sociais), é só pedir! Posso preparar um conteúdo focado nessas ferramentas e te mostrar como elas podem dar aquele up nas suas campanhas de Marketing, trazendo ideias criativas para os jornalistas. 

Se pintar alguma dúvida, pode me chamar. Um abraço e até a próxima!

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