Mattheus Rocha, fundador do projeto Manual do Jornalista Digital, é comunicólogo com habilitação em Jornalismo e atua na área de Marketing e Comunicação Digital desde 2006. Desenvolve estudos em técnicas de Jornalismo Digital e Marketing de Conteúdo, com foco em resultados e conversões. É fundador da agência Fizzy Marketing Digital, tem MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, além de ser certificado pelo Google em Analytics e Ads. Em 2017, foi um dos primeiros profissionais do mundo, e o primeiro da América Latina, a conquistar a certificação de SEO da Semrush Academy.
Por intermédio de palestras, aulas e workshops em universidades e empresas, Mattheus Rocha compartilha com estudantes, profissionais e empreendedores suas experiências no mercado digital e propõe uma nova visão da Comunicação Social, a partir da utilização de técnicas e ferramentas que visam a reinvenção e modernização do Jornalismo “tradicional”.
Em sua trajetória profissional, Mattheus Rocha passou pela área de comunicação de produtos da Casa & Vídeo (2006 a 2009), fez parte da equipe de assessoria de imprensa e foi coordenador de mídias sociais da campanha a deputado federal do ex-jogador de futebol Romário (2010), fundou a agência Fizzy Marketing Digital (2011), onde atendeu clientes de diversos nichos de atuação e gerenciou mais de 400 projetos, e fundou o projeto Novo Jornalismo em 2014 (nome original do Manual do Jornalista Digital). Em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Conteúdo Digital na categoria Media & News, do World Summit Award, etapa Brasil.
Confira algumas das palestras de Mattheus Rocha:
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Unit (Centro Universitário Tiradentes)
Palestra no Conversa de Jornalista 2015, em Maceió Já consolidado no Estado de Alagoas, no evento são debatidos assuntos atuais da área jornalística, com a proposta de levar senso crítico e aprendizado ao ambiente acadêmico.
Tema da palestra: Dicas, técnicas e ferramentas que todo jornalista precisa conhecer
MEJ Digital
Realizado pela Acesso Comunicação Jr., a primeira edição do evento teve como proposta oferecer um treinamento introdutório e imersivo de temas relacionados a comunicação digital, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das atividades de promoção das marcas e relacionamento com os clientes de empresas juniores.
Tema da palestra: Jornalismo na era da internet: produção de conteúdo otimizado
Uniso (Universidade de Sorocaba)
FGV (Fundação Getulio Vargas)
Aula para a turma de Gestão de Campanhas Políticas na Internet
Tema da aula: Estratégias de SEO e marketing de conteúdo para campanhas políticas
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Palestra no evento Jornalismo Multiplataforma: a nova era da comunicação
Tema da palestra: Jornalismo na era da internet: produção de conteúdo otimizado
Unifap (Universidade Federal do Amapá)
Tema da palestra: O Jornalista moderno: das redações tradicionais às agências de marketing digital
Universidade Ceuma (São Luís – MA)
Palestra na noite de encerramento da 15ª Semana de Comunicação
Tema da palestra: O Jornalista moderno: das redações tradicionais às agências de marketing digital
Instituto Infnet
Conabi – 1° Congresso Nacional Online de Business Intelligence
Tema da palestra: Estratégias para aumentar as conversões de seu negócio digital