Que o Google tem ferramentas úteis para jornalistas não é novidade. Inclusive venho falando sobre este tema aqui no projeto Manual do Jornalista Digital. Mas, agora, o maior buscador da internet preparou uma plataforma com conteúdo específico para auxiliar jornalistas a se destacar no universo digital.
É fato que não se faz mais Jornalismo como antigamente. Além dos tradicionais processos técnicos, criativos e de apuração, para suas publicações online alcançarem seu público-alvo e serem facilmente encontradas, é preciso estar atento a novos fatores, como comportamento de navegação, volume e intenção de busca, otimização de sites e artigos, indexação e rankeamento em buscadores, e também análise de dados e métricas de visitação.
O que é o Google News Lab
E por isso o Google News Lab foi elaborado. Trata-se de um ambiente de aprendizado e desenvolvimento para jornalistas que querem iniciar ou se aperfeiçoar na produção de conteúdo otimizado para a internet. As ferramentas da plataforma não são novas, mas são apresentadas de forma útil e bem organizadas no canal, que já foi lançado com opção de idioma em português.
Acessível em https://newslab.withgoogle.com/
Funcionalidades
A plataforma é dividida nos seguintes segmentos: Ferramentas, Dados, Programas e Experiências. Vamos ver cada uma delas:
Ferramentas
Nesta seção, o Google disponibiliza informações de como os jornalistas podem utilizar ferramentas para aperfeiçoar processos, alcance e mensuração de produções jornalísticas para web. Elas estão organizadas em Pesquisa, Relatórios, Distribuição e Otimização.
Acessível em https://newslab.withgoogle.com/tools
Dados
Na seção Dados, o Google demonstra como jornalistas podem utilizar o Google Trends para identificar tendências, sazonalidade e geolocalização de interesse por determinados assuntos. A utilização dessa ferramenta está mudando a forma como histórias são contadas, é impressionante! E essa prática é tão importante, que está criando uma nova área de especialização, o Jornalismo de Dados, ou Data Journalism!
Para ilustrar as funcionalidades do Google Trends, fiz uma análise dos termos digital journalism e jornalismo digital, para identificar as tendências envolvendo essas palavras-chave.
Na imagem acima, é possível perceber que o termo em inglês tem uma tendência de crescimento de intenção de busca, enquanto o termo em português está caindo. Abaixo, podemos visualizar o interesse regional da pesquisa.
Também é possível verificarmos pesquisas relacionadas aos termos que pesquisamos.
Acessível em https://newslab.withgoogle.com/data
Programas
Nesta seção, o Google disponibiliza uma espécie de laboratório de inovação, em parceria com uma série de organizações, a fim de superar desafios e aproveitar oportunidades na indústria de notícias.
Acessível em https://newslab.withgoogle.com/programs
Experiências
Na seção Experiências, o Google abre um espaço para a tecnologia a serviço da comunicação. É possível enviar ideias e interagir.
Acessível em https://newslab.withgoogle.com/experiments
Estudos de caso
O Google também criou uma seção de demonstração de cases de sucesso, em que suas ferramentas foram utilizadas por veículos como The New York Times, The Guardian, CNN e National Geographic.
Acessível em https://newslab.withgoogle.com/case-studies
Confira o vídeo de apresentação do News Lab
E aí, curtiu a iniciativa do Google? Espero que a plataforma seja útil para incrementar a sua metodologia de produção jornalística para a internet!
Se você gostou do artigo, utilize os botões abaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 😉
Um abraço e até a próxima! 🙂